Qualquer gordo tem Blog

04/08/2009

Eu quero morrer “pretis”…

E agora, como castiguis, Você vai morrezis! Vai empirulitar do mundis!

E agora, como castiguis, Você vai morrezis! Vai empirulitar do mundis!

Semana passada,  Danilo Gentili fez a seguinte postagem no twitter (serviço de microblog que existe na internet) “WhiteAgora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol?” Imediatamente choveram acusações de racismo as quais Danilo respondeu assim: “Alguem pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco?” Em sua defesa Danilo também afirmou que “O politicamente correto está deixando as pessoas mais idiotas”. Uns dizem que ele só disse isso com medo dos processos. Outros dizem que foi medo da concorência.

Cacildis!

Cacildis!

Também na semana passada, fez 15 anos que Mussum nos deixou. Para quem não sabe (e eu também não sabia) “mussum” é uma enguia preta e sem escamas. Quem colocou esse apelido em Antônio Carlos Bernardes Gomes foi o Grande Otelo(Negro!), numa época “pré-Trapalhões” em que ambos trabalhavam na Globo, depois que o primeiro revelou que este em vez de decorar o texto escondeu o dentro de um livro. “Quer dizer que um negro pode chamar o outro negro de mussum, de macaco ou coisa pior”?

Em Borat, o personagem principal faz inúmeras manifestações anti-semitas (destaque para a “corrida do judeu”), sendo que seu intérprete, Sacha Baron Cohen, é judeu. “Então um judeu pode fazer piadas com outros judeus?” Não é esse o caso, pois também faz graça com os negros, os gays, as mulheres, sem contar as apologias à pedofilia e ao incesto. Contudo, a intenção de Sacha era desmascarar o “politicamente correto” dos americanos e mostrar o quanto eles são tão preconceituosos quanto o repórter cazaque.Não que o humor “politicamente incorreto” só deva ser usado com fins ideológicos. Ele só deve ser engraçado.

Já no caso do Danilo ele só reclamou do politicamente correto quando se tornou incoveniente pra ele.  Tampouco foi engraçado. Quando Grande Otelo chamou Mussum de mussum, havia uma cumplicidade tácita entre eles e uma consciência de que um não estava ofendendo ao outro, coisa que não existe entre Danilo Gentili e as pessoas que se sentiram ofendidas com a comparação com King Kong. Também não é o caso da gente ficar descendo a lenha no Danilo. Ele se defendendo consegue se queimar mais ainda.

Tirinha excelente de um cara branco: Arnaldo Branco!

Tirinha excelente de um cara branco: Arnaldo Branco!

Hélio de la Peña, integrante negro do Casseta e Planeta, que era quem devia estar “queimado” (sem trocadilhos), foi quem botou uma pá de cal (sem trocadilhos) no assunto: ” Processo é bobagem. Danilo não apontou o dedo na cara de nenhum preto e disse “olha aqui, seu macaco.” Ele fez uma piada, quem não gostou expôs sua opinião. Eu não gostei. E só.”

PS: Thiago Maciel Oliveira também cita Borat nos comentários de um outro texto sobre o assunto no blog de Túlio Vianna

6 Comentários »

  1. Esse assunto é muito delicado.

    Abraços.

    Comentário por Tomé — 04/08/2009 @ 19:38 | Responder

  2. A questão do negro e do racismo é, no Brasil, ainda muito complexa, visto que, polêmicas como cota, idenizaçoes pelo sofrido na escravidão, cotas de imagem publicitárias na midia, são assuntos ñ resolvidos e que despertam muita oposição.
    No entanto é necessário ver o lado positivo da polêmica levantada por Danilo, pois graças a seu preconceito tornado público temos agora um debate que contribui para o amadurecimento da questão, e desmente, mais uma vez, a versão de que ñ existe preconceito no Brasil.

    Comentário por leandro rosa rodrigues — 05/08/2009 @ 11:30 | Responder

  3. É, ninguém tem teto de vidro… mas eu sempre acho que tem um momento que a casa cai pra todo mundo, até para humoristas que se consideram acima do bem e do mal. Estes dois assuntos (racismo e o que é “politicamente incorreto”) são bem polêmicos.

    Comentário por Bruno — 08/08/2009 @ 15:36 | Responder

  4. Minha viida é uma bosta…

    Comentário por viih — 17/09/2009 @ 21:53 | Responder

    • Sem dúvida, um comentário muito pertinente. Fale-me mais da sua vida.

      Comentário por qualquergordotemblog — 18/09/2009 @ 9:18 | Responder

  5. VOCE QUERDAR UM EXEMPLO DE OTEO/MUSSUM HA TRES DECADAS ATRAS…..MUITO OPORTUNO,RSSSSSSEU VOU ENTAO LHE DAR UM D70 ANOS ATRAS ONDE OS SOLDADOS BRASILEIROS NEGROS NAO PODIAM MISTURAR ,VIAJANDO NUM JIPE, COM OS BRANCOS,POR ORDEM DO USA.ACOORDAE BOBAO.DANILO PERGUNTA:“Alguem pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco?”RESPOSTA NAO PODE NAO DANILO,NAO EH PRECONCEITO RACIAL,MAS EH PRECONCEITO .VOLTE PARA ESCOLA.

    Comentário por ANA — 21/01/2011 @ 14:13 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: