Qualquer gordo tem Blog

19/08/2009

Um coreto, uma igreja e Bilhete Único

Ele é vereador de Guarulhos, mas parece vereador de Jarinu, Caxambu, Piraju...

Ele é vereador de Guarulhos, mas parece vereador de Jarinu, Caxambu, Piraju...

Deve existir gente que jure de pés juntos que Guarulhos fica no interior de São Paulo. Algum lugar perdido entre Birigü e Borá. Antes fosse. É capaz dessas cidades serem mais lembradas do que a minha, afinal Birigüi é a sede do RockGol e Borá, de tão pequena, ficou famosa. E Guarulhos? Tem um baita aeroprto internacional e…mais o quê mesmo? Ah! Sim é a terra dos Mamonas Assassinas. E… alguém se lembra de mais alguma coisa? Pode não parecer, mas, excluindo se as capitais, Guarulhos é a cidade mais populosa do país e não é segundo eu não, é segundo o IBGE. Contudo, Campinas, que está logo atrás da gente(mas gostaria que Guarulhos estivesse atrás) é mais famosa que nós, pôs tem uma universidade pública há mais tempo que nós e também uma Parada do Orgulho Gay maior que a nossa. Aliás maior até que a da capital, pois dura 365 dias.

Porém com as últimas administrações, Guarulhos vem pouco a pouco abandonando as páginas policiais e migrando para as de educação e cultura, dado que agora nós temos uma UNIFESP, que talvez até venha a ter um curso de Medicina, temos uma Fatec e um CefetAgora os artistas de renome vem se apresentar aqui. Temos até uma Conferência de Comunicação.

No entanto existem pessoas que parecem não querer que Guarulhos se torne de fato uma cidade grande. Uma delas é esse senhor aí da foto, Wagner Freitas, que há mais de um mês, junto com outros vereadores guarulhenses que atendem por alcunhas como “Vítor da Farmácia” e “Índio de Cumbica” (só faltou o “Zé Louquinho” de Aparecida e o “Carlinhos da Dengue” de Borá) rejeitou o Projeto de Lei que reestruturava o transporte público da cidade e criava o Bilhete Único em Guarulhos. Segundo eles o projeto não contemplava uma importante minoria da cidade, a dos “políticos-ridículos-doidos-para-aparecer”.

O projeto foi rejeitado por 17 a 16 (sendo que desses 17, 14 disseram que iam votar “sim” e na hora “se esqueceram” e votaram “não”. Maldito Alzheimer). Passado o recesso e mais três semanas de discussão, o vereador “Americano” apresentou em bom português a emenda “farinha-pouca-meu-pirão-primeiro” e tentou obstruir a votação (de novo, pois já tinha feito isso semana passada, escondendo o texto e gritando “se eu não brinco, ninguém brinca” (e não é piada)  mas não deu certo e, além de ter um aeroporto internacional, três instituições públicas de ensino superior de renome e, futuramente, um SESC, agora Guarulhos também vai ter Bilhete Único.

A(s) sessão(ões) foi(ram) concorridíssima(s). Tinha fila para entrar na Câmara de Vereadores, FILA. Tanta comoção assim só quando os Mamonas voltaram pra Guarulhos pra se apresentar no “Thomeuzão” (E o trouxa aqui, que não pôde ir pensou: “Eles são de Guarulhos. Vão voltar outras vezes…”). Tinha uma “torcida organizada” batendo palma pro tal Americano, mas foram rechaçados por um munícipe corajoso identificado como “Alemão” (é sério! Juro que não é piada!)

Espero eu que todas as pessoas que lotaram a Câmara Municipal ontem para pressionar os vereadores a aprovar o projeto, não deixem de ir outras vezes reinvindicarem os seus direitos. Porque ir só pra tumultuar, nem em cidade pequena.

PS1: Veja quem votou contra ou a favor do Bilhete Único na primeira votação aqui. E ria.

PS2: Acabei de lembrar que “Toninho da Pamonha” já foi prefeito de Arujá uma vez e de Itaquá duas.  E tem gente que acha que Guarulhos é que é interior.

18 Comentários »

  1. Relato altamente impressionante.

    Tivesse eu mais tempo ia dedicar ao lado político local, ao invés de ficar só fazendo piadinha com o nacional.

    Comentário por quantotempodura — 19/08/2009 @ 19:05 | Responder

    • E tu mora onde, rapaz?

      Comentário por qualquergordotemblog — 20/08/2009 @ 9:01 | Responder

  2. Vc esqueceu de citar q tbém temos 2 presidios, 2 CDP’s e uma Febem. Pq é a única coisa q o governo de São Paulo “O PSDB DO ET CABEÇUDO” sabe fazer.

    Comentário por Tomé — 19/08/2009 @ 19:33 | Responder

    • Uma vez, o Stanislaw Ponte Preta disse que o Rio deveria ser conhecido como “Cidade Boteco” tamanha a quantidade de bares nas esquinas de lá. Guarulhos deveria ter o título de “Cidade Presídio”. Bem lembrado Tomé

      Comentário por qualquergordotemblog — 20/08/2009 @ 9:04 | Responder

  3. Bilhete Unico, já ñ era sem tempo!!!!

    Comentário por Kátia Jayane — 20/08/2009 @ 9:43 | Responder

  4. “Tivesse eu mais tempo ia dedicar ao lado político local, ao invés de ficar só fazendo piadinha com o nacional.”
    E faz tempo que não leio boas criticas/piadinhas sobre o Guarulhos.

    Comentário por Cauê Mathias — 20/08/2009 @ 9:55 | Responder

    • Obrigado, mas esse comentário entre aspas, quem fez foi o autor do “Quanto Tempo Dura?” outro blog muito bom que eu já linkei aqui.

      Comentário por qualquergordotemblog — 20/08/2009 @ 10:32 | Responder

  5. Parabéns, muito boa a descrição dos eventos.
    Qual era a intenção desses vereadores ao votar contra um projeto que só beneficia a população? Seria para prejudicar o terceiro governo consecutivo do PT?

    PS.: Cuidado para não confundirem esse tal Índio de Cumbica com o outro Índio(José Lúcio), que foi candidato a vereador pelo PT, mora na Vila Fátima e que não conseguiu se eleger, esse é gente boníssima e um militante histórico.

    Comentário por Gabriel — 20/08/2009 @ 10:17 | Responder

    • Obrigado Gabriel. Ouvi falar muito desse Índio. Só coisas boas, exceto o fato de usar penas na cabeça. Valeu pela lembrança. Como que você chegou até aqui?

      Comentário por qualquergordotemblog — 20/08/2009 @ 10:35 | Responder

      • Cheguei através de um link do blog “Quanto tempo dura”, fiquei satisfeito de ver um blog tão bom daí de Guarulhos, afinal sou guarulhense, filiado ao PT de Guarulhos e também já fui militante na cidade nos bons tempos do partido (tempo que a gente expulsava corruptos do partido, como fizemos com o Osvaldo Celestino). Hoje moro e trabalho em Campinas e concordo com o que vc disse sobre a Parada Gay, kkkkk.

        Comentário por Gabriel — 20/08/2009 @ 14:20

      • Errata: O nome do expulso é Geraldo Celestino e não Osvaldo Celestino.

        Comentário por Gabriel — 20/08/2009 @ 14:22

      • Não é um que foi homenagado na faixa 5 do álbum dos “Mamonas Assassinas”?

        Comentário por qualquergordotemblog — 20/08/2009 @ 15:27

      • Deve ser, porque a base dele é o Parque Cecap. Agora o traíra é do PSDB, saiu do armário.

        Comentário por Gabriel — 21/08/2009 @ 14:01

  6. […] foi ficou sabendo que Guarulhos além de ter todas as coisas que eu citei aqui, tem também um concessão de TV (canal 58 UHF) e concessões de rádio, dentre elas a Tupi FM. […]

    Pingback por 1ª Conferência Municipal de Comunicação de Guarulhos: Se preparem! « Qualquer gordo tem Blog — 27/08/2009 @ 17:59 | Responder

  7. […] amigos. A cidade  que tem um coreto, uma igreja e Bilhete Único  tem também uma imprensa local com jornais tipicamente locais mas que fazem lambanças iguais as […]

    Pingback por Apelou? Chama o Daileon! « Qualquer gordo tem Blog — 25/09/2009 @ 17:38 | Responder

  8. Só estou lendo esse artigo de opinião agora.

    Sobre o Bilhete Único: alguns dos vereadores que foram contra na primeira votação tomaram esta posição por conta de problemas no projeto inicial, e não por serem contra o bilhete único.

    Cito como exemplo o Vítor da Farmácia, que está no poder há 15 meses e até o momento tem uma conduta transparente, diferente do que temos visto no cenário político guarulhense nos últimos anos, ou o povo já se esqueceu dos telejornais mostrando vereadores saindo algemados da casa de leis?

    Finalizando: Guarulhos precisa de outros 34 vereadores como Eduardo Kamei e Vítor da Farmácia.

    Comentário por Wellington Paulino — 06/04/2010 @ 10:20 | Responder

  9. […] Arcebispo da onde? Guarulhos, aquela cidade pitoresca em que nasci e me criei e que já mencionei aqui. Ele é um dos clérigos que fez campanha anti-Dilma nas igrejas e contribuiu para que agora Serra […]

    Pingback por Top 10: Coisas que aprendi com a eleição 2010 « Qualquer gordo tem Blog — 06/10/2010 @ 19:28 | Responder

  10. […] Bergonzini é considerado uma pessoa influente em uma cidadezinha pitoresca da qual já se falou aqui. É graças ao medo que as pessoas deixam de discutir assuntos sérios e votam em candidatos que […]

    Pingback por Ah o medo, sempre o medo. « Qualquer gordo tem Blog — 28/10/2010 @ 17:26 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: