Qualquer gordo tem Blog

13/11/2009

Espones II – A Transmissão

Arnaldo Jabor

Arnaldo Jabor

Esse post poderia muito bem ter sido escrito na época do acidente com o avião da Gol, ou com o avião da TAM, ou mesmo de qualquer acidente, mesmo sem ter avião no meio, como no caso do buraco do metrô do Alckmin Toda mão é a mesma coisa, sempre aparece um monte de “especialistas” na TV dando cada um uma versão diferente para o que aconteceu. Há mais de 5 meses eu escrevi essa mesma coisa aqui nesse blog. Depois disso ocorreram várias tragédias (enchentes-monstro pelo país, helicóptero abatido no Rio, Santos desclassificado para a Libertadores no Brasileirão…), mas nada se compara ao mega blecaute que rolou essa semana no país deixando praticamente a região sudeste inteira sem luz e abastecimento parcial em outros estados durante o fim da noite e início da madrugada. Porém mais tenebroso que as “trevas” que se abateram sobre o país é o obscurantismo mental que paira sobre a cabeça dos mesmos de sempre “os especialistas em p**** nenhuma”

Primeiro veio a Dona  Lúcia Hippólito (que já procurou o Carlos Alberto de Nóbrega para fazer teste pro papel de Velha Surda) culpar os pobres que compraram geladeira com IPI reduzido de terem sobrecarregado o sistema e causado o apagão. A tia só se esqueceu que a maioria das pessoas na verdade TROCOU uma geladeira velha por uma mais nova e que consome menos energia. Veio também com a histótria de que o Brasil é muito dependente de combustíveis fósseis e que precisa substituir essa matriz energética. Será que ela acha que é petróleo que move as turbinas lá em Itaipu? Só uma dica Tia Hippólito: Em 2001, quando teve racionamento, a desculpa dada foi a da falta de CHUVAS que teriam deixado os reservatórios das HIDRELÉTRICAS com capacidade reduzida, entendeu?

Daí vem o renomado físico da UFRJ Luiz Pinguelli Rosa (não “pinguelo rosa”) destilar todo o seu conhecimento técnico e apurado sobre o assunto no “Bom (?) Dia Brasil”. Senti vergonha por ele pois teve que aturar o Sr. Alexandre Garcia perguntar sobre as ameaças de “índios e MST” a torres de transmissão. Mas que país é esse que um índio pode causar uma pane no sistema elétrico, hein Mr. Garcia? Só faltou o Pinguelli bater com a mão na testa e falar “não, véio…”, mas ele foi educado e ignorou o comentário do tio que provavelmente iria sugerir a evocação de um herói da sua infância para proteger as torres.

papacapim11

Cuidado!Esse pequeno selvícola pode derrubar uma torre de transmissão de energia!

Mas fantástico mesmo é o cão-de-briga Arnaldo Jabor. Tudo bem que bater no  Jabor e no Mainardi é lugar-comum, mas a tia se esforça mais do que a Madonna e a Lady Gaga para poder aparecer. Futuro garoto propaganda de campanha de vacinação anti-rábica, Jabor nos dá um exemplo de como NÃO envelhecer com dignidade. Lá pelas tantas a tia me vem com essa: “… os chefes de Itaipu são especialistas em energia? Jorge Samek, Diretor Geral de Itaipu é engenheiro … agrônomo. Edésio Passos, conselheiro, é advogado trabalhista. João Vaccari Neto é bancário. Todos do PT” E o senhor, seu Arnaldo Jabor, é engenheiro? É físico? É cientista político? Não! É cineasta, diga-se de passagem fez dois filmes muito bons (“Toda Nudez Será Castigada” onde conta a história do reitor da UNIBAN e “Eu te amo” que fez para o FHC). Só isso. Se eu quisesse opinião de cineasta sobre catástrofe pedia para o Roland Emmerich.

Para não dizerem que esse blog é “pelego” e “comunistinha”, afirmo que o vírus do “Esponismo” não faz distinção política. Atinge tanto a direita quanto a esquerda (e conhece um Centro Acadêmico de perto sabe do que eu estou escrevendo). Agora virou moda na mídia dita “alternativa” (blogs e portais afins) dizer que o blecaute foi resultado de uma “sabotagem do Serra” haja vista que o curto-circuito que deu origem ao problema aconteceu em SP. Vão à merda! Tão querendo tratar o Serra como “Gênio do Mal” sendo que ele tá muito perto de ser mal(feito) e muuuuuuito longe de ser gênio.

A versão oficial é a de que o que houve foi um acidente no sistema de transmissão em dois pontos localizados entre o PR e SP, causado pelas condições climáticas. Isso não significa que a culpa deve cair toda em cima de São Pedro (que já tinha levado a culpa na época do “Boca de Suvaco”). Isso só mostra o quanto que o sistema de distribuição é fragil e deve ser aprimorado.  Só que até agora não se ouviu falar em racionamento como em 2001, o que significa que a situação melhorou bastante de lá para cá (também pudera, em oito anos e com mudança de política de governo…).

Só o que não muda são os Espones, meus amigos. Sinto que semestre que vem vou ter que escrever o mesmo texto de novo. Você meu leitor, me ajude. se vir um desses na TV ou no Rádio, ou em outro meio qualquer de comunicação me avise nos comentários desse blog ou me mande pelo Twitter aí do lado, pode ser?

6 Comentários »

  1. E o prêmio de melhor uso de imagem do Papa Capim em blogs vai para…

    Qualquer Gordo tem Blog! Que surpresa! Olha aí, vem Thiago Xavier ao palco fazer discurso de agradecimento… os demais indicados inconsoláveis…

    Comentário por quantotempodura — 13/11/2009 @ 21:30 | Responder

    • Vou mandar uma índia buscar o prêmio no meu lugar, igual fez o Marlon Brando hahahaha

      Comentário por qualquergordotemblog — 14/11/2009 @ 6:17 | Responder

  2. tiago gostoso …
    oskopskopskopsk

    Comentário por max — 13/11/2009 @ 21:45 | Responder

    • Max, cacete! É pra comentar o assunto não é pra fazer graça não!

      Comentário por qualquergordotemblog — 14/11/2009 @ 6:16 | Responder

  3. enfim encontrei o blog.
    Espones II, ainda… A tendência é esse conceito ficar embutido nos textos.

    Comentário por JV — 20/11/2009 @ 19:20 | Responder

    • Pra variar eu não entendi o que você quis dizer, JVCR.

      Comentário por qualquergordotemblog — 21/11/2009 @ 12:11 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: