Qualquer gordo tem Blog

31/03/2010

Quiz Show: Robert Redford explica o BBB

Esses dois caras já foram pré-selecionados pelo Boninho para a próxima edição do BBB

Eu juro por Deus como eu não queria escrever sobre BBB. Não vou bancar o intelectualóide e dizer que nunca vi e não quero ver. Quando o programa estreou, acompanhei atentamente a primeira edição. Na segunda temporada, vi vários episódios esporadicamente. Na terceira temporada eu já estava de saco cheio de reality shows. Quem em sã consciência, acompanha 10 edições de algo que tem basicamente o mesmo enredo? Eu sou fã da série “Rocky”, mas Deus me livre de ter que assistir mais 3 vezes o Stallone apanhando igual o Palmeiras no campeonato pra só no finalzinho ganhar a luta. Até o Boninho sabe que 10 BBBs são o suficiente para estourar o saco do telespectador mais fiel. A menos que ele seja formado na escola “Dan Enright” de formação de produtores de TV.

“Quiz Show” , dirigido por Robert Redford, é um filme didático que ilustra os princípios dessa escola de como fazer TV. É a história de um programa real de perguntas e respostas da NBC americana, chamado “Twenty-One” no qual os produtores Dan Enright e Albert Freedman entregavam previamente as respostas àquele competidor que eles, o patrocinador e o dono da emissora queriam que vencesse o programa por semanas e semanas até que o público se enjoasse, quando então o “pato” entregaria o jogo e daria oportunidade para um novo “pato”. Contudo, um dos tontos, um judeu do Queens chamado Herbert Stempel, depois de ser trocado por um bonitão W.A.S.P. (White Anglo-Saxon Protestant – Branco Anglo-Saxão e Protestante) filho de um professor universitário e de nome Charles Van Doren, resolveu caguetar o esquema para um novato do F.B.I. , Rick Goodwin, que integra um comitê para investigar os programas de TVs e é louquinho pra botar no c* das emissoras (mais ou menos igual uns caras aí, que depois de passar anos trabalhando em uma emissora sem reclamar, resolve contar os podres dela, agora que trabalha na concorrência).

O filme basicamente se concentra na investigação de Goodwin e na sua tentativa de sensibilizar o bonitão branquelo a confessar em juízo que recebia as respostas antecipadamente (já dá pra ver que fosse no Brasil, se o investigador não oferecesse uma delação premiada, ia ficar de bengalinha e dentadura e não iria conseguir confissão nenhuma).A ética dos produtores da NBC  nesse filme é bastante peculiar. Quando eles fazem a proposta para o Van Doren participar do programa eles afirmam algo do tipo ” Não se trata de roubar, pois ninguém vai te dar as respostas antecipadamente. Só vamos perguntar coisas que a gente sabe que você sabe a resposta”. Mais cínico que eles só o presidente da emissora e o patrocinador (interpretado pelo Scorsese, que cansou de aparecer nos próprios filmes e resolveu aparecer no dos outros)

Se fosse brasileiro, Rick Goodwin estaria mais exilado que o Protógenes Queiroz

Pois bem, a esse exato momento, milhares de pessoas devem estar blogando e twittando, a respeito do fato de um sujeito com perfil de valentão, que desrespeita mulheres, gays e ainda por cima diz besteiras homéricas ter ganhado R$ 1,5 milhão em um programa de TV de grande expressão. Ora essa, o tal do Dourado não já participou de uma outra edição do BBB? A emissora não já conhecia o perfil do cidadão e o selecionou mesmo assim?(ou nêgo acha que a Globo escolhe os participantes do programa através disso aqui?) Não fez questão de colocá-lo no mesmo recinto que uma lésbica e dois gays de hábitos extravagantes? (que a bem da verdade acabam promovendo a homofobia tanto quanto o brucutu) não deu uma capa da Quem pro cara? Não é óbvio?  Só faltou substituir o Boninho pelo Armando Nogueira, mas quando começou a temporada do programa o coitado já tinha subido no telhado e não pudia manipular mais nada.

Boninho, vaza que agora é nóis!

Não tenho a intenção de fazer mimimi nem de dizer que a Globo é má e que o Grande Senhor Mau elegeu o Dourado para que as pessoas se distraiam e esqueçam da greve dos professores e do Roubanel do Serra. Nada disso. Só estou lembrando a quem perde tempo discutindo a homofobia de um e a frescura de outro, que nenhum dos participantes do BBB é escolhido por acaso, que se o Dourado fosse eliminado no meio do reality show o programa perderia a graça (e consequentemente a audiência, os patrocínios…) e que se fosse mesmo o “BBB da tolerância”, os gays seriam menos caricatos.

Mas que nada, estou perdendo meu tempo aqui, afinal como dizem os mestres do Sr. Boninho no final de Quiz Show: “A emissora lucrou, o patrocinador lucrou, os participantes lucraram e o público se entreteve. Quem saiu perdendo?” “Não se trata de um serviço público. É apenas um programa de TV. Não somos criminosos pesados. Isso é apenas show business“.

Se a Globo manipula até coisas sérias não vai manipular um programa de TV? Besteira minha.

7 Comentários »

  1. Não assisto BBB

    Comentário por Darlan — 31/03/2010 @ 20:03 | Responder

    • Não precisa assistir para discutir o texto. Tudo que é veículo de mídia falou do tal do Dourado e suas declarações. Não estou criticando o BBB em si e sim a mídia como um todo.

      Comentário por qualquergordotemblog — 01/04/2010 @ 9:10 | Responder

  2. E Thiagão, mais gosta de falar no BBB. Olha se eu não tivesse ouvido “vc” falar este dias de quem sairia no paredão, acreditaria em “vc! rsrsrs.

    Comentário por Zelão — 01/04/2010 @ 13:15 | Responder

    • Rapaz, tu não pegou o assunto central do post não, né? Lê de novo!

      Comentário por qualquergordotemblog — 01/04/2010 @ 14:51 | Responder

  3. Já sabia o campeão dessa joça só por fotos/videos cômicos da internet.

    p. ex:
    http://itapedigital.com.br/itapetube/video/Mg_QKpJ_ck4/BBB-10-COM%C3%89DIA-USA-chama-Marcelo-Dourado-para-combater-terrerismo-soshumanidade.html

    Comentário por JV — 05/04/2010 @ 12:18 | Responder

    • Não disse.

      Comentário por qualquergordotemblog — 05/04/2010 @ 13:21 | Responder

  4. Adoro as mulé do BBB.

    Podiam fazer um BBB só de gostosa…

    Eu ia comprar pay-per-view, álbum ilustrado, caneca, camiseta…

    hehehe… antes de me soltarem os cachorros, quero avisar que estou apenas brincando. Ótimo post, parabéns pelo blog, um abraço

    Comentário por Vicente — 18/04/2010 @ 19:07 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: